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carne vermelha faz mal

Esse é um assunto que a gente discute a muitos anos, não é mesmo?
Há quem diga que comer carne vermelha causa câncer, outros dizem que o impacto do consumo da carne vermelha é baixíssimo e aquelas que defendem a premissa de que o ser humano não precisa de carne vermelha para viver bem.

Bom, pensando em todos esses pontos de vista e em pesquisas realizadas sobre o assunto, nós do Jaka decidimos apresentar algumas reflexões sobre o consumo de carne vermelha e alguns mitos e verdades desse tipo de alimentação. Bora lá?

Carne faz mal pro ❤?

Você já ouviu falar que comer carne vermelha causa doenças cardíacas e diabetes? Esse discurso é comum em várias rodas de debate e essa culpa que a carne leva é bem provável que seja injusta. Descubra o porquê:

No livro Good Calories, Bad Calories o autor Gary Taubes diz que essas doenças ocidentais (doenças cardíacas, diabetes, câncer, entre outras) não eram um problema até o século XX. E o que isso quer dizer?
Basicamente que essas doenças são novas, diferente do consumo de carne que já é algo feito a milhares de anos atrás. No mínimo estranho, né? Apontar uma alimentação antiga como causadora de novas doenças?

Mistérios a parte, vamos mostrar um estudo que pode abrir nossas mentes e entender se isso é realmente uma verdade ou um mito:
Em um estudo realizado pela NCBI (2010), pesquisadores cruzaram dados de outros 20 estudos, contabilizando um total de 1.218.380 pessoas, para chegar à conclusão de que não existe relações entre consumo de carne não-processada e doença cardíaca ou diabetes. Na Europa, foram incluídas 448.568 pessoas em um novo estudo e nenhuma ligação entre a carne vermelha não processada e essas doenças foi encontrada.

Mas, é importante entender uma coisa: Estamos falando de carne não processada. Carnes processadas e não processadas (que podem ser orgânicas, de animais alimentados com forragem ou com grãos) são tratadas como se fossem todas a mesma coisa, mas nem todas as carnes vermelhas são iguais. Existem muitos que dizem “A carne vermelha faz mal” mas, grande parte deles não distinguem adequadamente um tipo do outro.

Carne vermelha, a inimiga dos ossos?

A carne vermelha é uma grande fonte de proteína e muitas pessoas ainda creditam que o consumo em excesso de proteína prejudica a saúde dos ossos, podendo levar até a casos de osteoporose.

Sobre isso, existem realmente estudos que mostram que o aumento da ingestão de proteínas na dieta resulta também em um aumento da perda de cálcio pelo corpo (cálcio é o mineral responsável pelo fortalecimento dos ossos). Porém, não há razão para se assustar: esse efeito existe apenas em curto prazo – estudos focados no longo prazo mostram que a proteína na verdade protege os ossos.

Aliás, existem muitas evidências de que uma dieta rica em proteína está totalmente ligada a melhor densidade óssea e ao menor risco de osteoporose ou fraturas na população de maior idade.

Carne engorda?

Esse é mais um mito relacionado ao consumo de carne vermelha! Como dissemos alí em cima, a carne é rica em proteínas e o consumo de proteína pode auxiliar bastante no processo de perda de peso.

Não se engane apenas com as gorduras e calorias da carne vermelha! Há estudos que apontam que uma dieta com base em proteína pode aumentar seu metabolismo basal em até 100 kcal por dia, outros mostram que seu consumo diminui a ingestão de outros alimentos (devido a sensação de saciedade gerada pela proteína), que pode inclusive favorecer a perda de peso.

Enfim, pode parecer um mito, mas o consumo de carne de boa qualidade pode favorecer o emagrecimento, em vez de engordar 😉

Carne vermelha não faz falta pro nosso organismo?

Mais um mito! A carne vermelha é rica em aminoácidos essenciais que nosso corpo não produz e só podemos absorver através da alimentação. Também é fonte de vitamina B12, não encontrada em alimentos vegetais, e ferro, que possui melhor qualidade e capacidade de ser utilizado pelo organismo quando comparado ao mineral encontrado nos vegetais.

Há quem prefira sobreviver sem a carne – é possível, mas acreditamos que não há nenhum motivo para fazer isso. Afinal, a carne é rica em nutrientes saudáveis, e seria uma pena abrir mão deles.

Resumindo: Pode inserir a carne vermelha no seu dia a dia, sem medo de ser feliz (é claro que sempre atenta aos exageros – nada em excesso faz bem!) e tenha uma vida muito mais saborosa 😊

Referências:
https://www.senhortanquinho.com/carne-vermelha-8-mitos/
https://exame.abril.com.br/ciencia/carne-vermelha-faz-mal-novo-estudo-diz-que-nao-e-bem-assim/
https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/10/151026_carne_processada_rb


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